Esta moradia unifamiliar insere-se numa zona urbana consolidada nos anos 60 que se caracteriza por uma grande heterogeneidade construtiva. Dada a configuração exígua do lote, que se estreita a Norte e a Sul com as edificações vizinhas, o projecto foi desenvolvido em altura, acompanhando o perfil natural do terreno e previligiando a abertura de vãos a Nascente e Poente por questões de exposição solar e de privacidade.
O piso térreo condensa a garagem, as zonas de serviço e o hall de entrada no edifício, apartir do qual umas escadas nos conduzem ao piso social onde a sala, a cozinha e uma zona de escritório, apenas separados por uma parede, partilham o mesmo espaço e usufruem da luz dos mesmos vãos.
No piso 1 a suite orientada a Nascente é beneficiada pela existência de um jardim no topo do lote, conferindo ao espaço interior um carácter térreo e de grande conforto. No mesmo piso, a Poente, os vãos dos outros dois quartos são protegidos por um Bric-de-soleil de lâminas direccionáveis que assegura a privacidade e o sombreamento dos espaços sem comprometer a sua relação com o exterior.
Autoria – Estúdio Urbano Arquitectos
Paisagismo – Arq. Gonçalo Anastácio
Projetos de Especialidades – Pórtico Vertical, Lda.
Programa – habitação
Área do lote – 300m2
Área de construção - 253m2
Tipologia – T3
Data projeto – 2015
Fase de trabalho – construído
Habitação unifamiliar, Queijas, Oeiras